Erasmo Carlos Battistella, um líder visionário

Erasmo Carlos Battistella é conhecido no setor de geração de energia como um líder visionário. Com uma grande preocupação com questões ambientais, Erasmo Carlos Battistella, fundou a empresa BSBIOS, especializada em produção e desenvolvimento de energias alternativas. O empresário foi um dos destaques do encontro COP26.

Erasmo Carlos Battistella explicou que, do ponto de vista dos esforços para reduzir as emissões de CO2, a demanda energética da produção de biocombustíveis é decisiva. Deste ponto de vista, o mais exigente é a produção de bioetanol, o menos exigente é a produção de óleo vegetal.

Diferentes estudos diferem significativamente em sua estimativa de intensidade energética. Diz-se que os biocombustíveis de primeira geração economizam entre 20 e 50% de energia fóssil e emissões de CO2 por quilômetro rodado. Deste ponto de vista, são importantes os biocombustíveis de segunda geração, produzidos a partir de resíduos vegetais – a partir de palha, resíduos de madeira, etc. Espera-se com grande esperança a introdução desta tecnologia na produção regular. Os biocombustíveis de segunda geração economizam até 80% das emissões de CO2 em comparação com os combustíveis fósseis.

Os biocombustíveis são uma alternativa renovável ao óleo combustível fóssil e à gasolina produzida a partir de fontes domésticas. Em comparação com os combustíveis fósseis clássicos feitos de petróleo e derivados, os biocombustíveis atuais alcançam até 90% de economia nas emissões de gases de efeito estufa.

Os biocombustíveis são muito necessários. Eles reduzem comprovadamente a produção de gases de efeito estufa e poluentes (até 90% em comparação com diesel fóssil ou gasolina). Eles ajudam principalmente na descarbonização do transporte e previnem efeitos como as mudanças climáticas. Eles são atualmente a única alternativa real e econômica aos combustíveis fósseis no transporte. Sem eles, não conseguiremos um ar mais limpo. Portanto, é evidente a necessidade de investir nesta solução que fornece benefícios valiosos ao planeta.

O desmatamento cresceu 20% no país no ano passado, aponta MapBiomas 

O desmatamento cresceu 20% no Brasil em 2021, na comparação com 2020 — com alta em todos os biomas — segundo o que informou o Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas), no último dia 18 de agosto. De acordo com o Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD) 2021, publicado pela entidade, o país perdeu, no ano passado, o total de 16.557 km2 (1.655.782 hectares (ha), ante 1.378.929 ha em 2020) de cobertura de vegetação nativa em todos os seus biomas.

Também conforme as notícias do relatório, foram identificados, validados e refinados um total de 69.796 alertas de desmatamento em todo o território nacional no ano passado — sendo que 66,8% deles (ou 46.639) foram verificados na Amazônia, que teve, no período, uma área de cerca de 977.000 ha desmatados (59% da área total), salientou o RAD.

“O bioma Caatinga aparece em seguida com 15,2% dos alertas (7% da área), totalizando 190 mil ha, seguido pelo Cerrado com 9,9% dos alertas (30,2% da área) e 500 mil ha. A Mata Atlântica teve 30,2 mil ha desmatados (1,8%), seguido do Pantanal com 28,6 mil ha (1,7%) e o Pampa com 2,4 mil ha (0,1%)”, acrescentou o boletim do MapBiomas.

No caso do número de alertas, o total observado em 2021 ficou 6% abaixo dos 74.259 alertas identificados, validados e refinados em 2020.

O Relatório Anual de Desmatamento no Brasil ainda enfatizou que a “Amazônia e Cerrado juntos representaram 89,2% da área desmatada detectada” e que “quando somada a Caatinga, os três biomas responderam por 96,2% das perdas” de cobertura de vegetação nativa.

Esses e outros dados e informações sobre o desmatamento no Brasil podem ser conferidos na íntegra do relatório publicado pelo Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil.

Ala feminina é maioria no eleitorado brasileiro, segundo TSE

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados em meados de julho, dia 15, mostraram que as mulheres são a maioria das pessoas aptas a votar nas Eleições 2022. As notícias da entidade são de que elas representam, este ano, 53% do eleitorado brasileiro. Em números absolutos, dos 156,4 milhões de eleitores brasileiros, cerca de 82,4 milhões são do gênero feminino, enquanto aproximadamente 74 milhões são do gênero do masculino.

Também segundo o TSE, os estados de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ) concentram 42,64% do eleitorado brasileiro — sendo São Paulo o maior colégio eleitoral do país, com 34,6 milhões de votantes (22,16% do total do país), sendo 18,4 milhões de mulheres e 16,2 milhões de homens. Em seguida, nesse ranking, aparece o estado de Minas Gerais, que soma cerca de 16,3 milhões de pessoas aptas a votar em 2022, sendo 8,5 milhões de mulheres e 7,8 milhões de homens.

O Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral brasileiro, conta, por sua vez, com 12,8 milhões de eleitores, divididos em 6,9 milhões de votantes do gênero feminino e 5,9 milhões do gênero masculino. “Minas Gerais e Rio de Janeiro detêm, respectivamente, 10,41% e 8,2% do eleitorado nacional”, especificou o TSE.

“Bahia vem na quarta posição de maior eleitorado, com 11.291.528 de votantes, representando 7,22% do total do país. As eleitoras no estado também são maioria. São 5.927.765, o que corresponde a 52.50%. Já os homens são 5.363.087, o que equivale a 47.50%”, acrescentou o Tribunal Superior Eleitoral. “Em quinto lugar, o Rio Grande do Sul (RS) tem 8.593.469 pessoas aptas a votar, ou seja, 5,49% do eleitorado nacional. No estado, há 4.524.133 eleitoras (52.65%) e 4.069.336 eleitores (47.35%)”, completou a entidade.

Mais detalhes e informações sobre eleitorado feminino brasileiro estão disponíveis na íntegra da reportagem publicada pelo TSE.  

Em janeiro, Intenção de Consumo das Famílias vai ao maior nível desde maio de 2020, diz CNC

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou o patamar de 76,2 pontos em janeiro, segundo as notícias divulgadas pela entidade no último dia 31 do mês. De acordo com a CNC, esse se trata do maior nível desde maio de 2020 — quando o ICF alcançou 81,7 pontos.

“Apesar de ter permanecido abaixo do nível de satisfação de 100 pontos (o que acontece desde abril de 2015), com o ajuste sazonal, a série apresentou crescimento de 1,1% [em relação a dezembro de 2021], após dois meses de retração, e elevação de 3,6%, na comparação com janeiro de 2021 [quando o índice foi de 73,6 pontos]”, destacou a Confederação Nacional.

O principal destaque positivo do levantamento feito pela CNC, segundo a entidade, foi o índice Emprego Atual — um dos sete que compõem o indicador de Intenção de Consumo das Famílias — que teve aumento de 2,6% em janeiro. “Perspectiva de Consumo também mostrou expansão de 2,5%, a segunda consecutiva, além de alcançar o maior patamar desde abril de 2020 (81,0 pontos)”, acentuou a entidade. Assim como o índice Renda Atual, “que, apesar da alta inflação, atingiu o melhor nível desde junho de 2021, registrando 82,7 pontos, com crescimento de 0,5% este mês”, acrescentou.

De acordo com o que ponderou o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, José Roberto Tadros, “os números relativos à percepção do mercado de trabalho apontam que as pessoas se sentem um pouco mais seguras em relação à situação atual”. “E, apesar de ainda não representar a maior parte das famílias, a parcela que pretende aumentar seu consumo nos próximos meses alcançou o maior percentual desde abril de 2020, dando sinais favoráveis para o comércio neste início de ano”, completou Tadros.

Saiba mais na íntegra da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias publicada pela CNC.

Saiba mais sobre a trajetória e o sucesso do empreendedor Duda Sirotsky Melzer

Confira o passo a passo de como o executivo se tornou um nome relevante na comunicação nacional.

Nascido em uma família tradicional de empresários, o executivo Duda Sirotsky Melzer é a terceira geração da família Sirotsky, neto de Maurício Sirotsky Sobrinho, o fundador do prestigiado Grupo RBS, e que ao longo dos anos, se firmou como um nome de peso no mundo corporativo.

Na atualidade, o executivo é presidente do Grupo RBS, que atua na cobertura do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e também chairman do grupo, ou seja, o presidente dos acionistas da corporação e líder do conselho administrativo da empresa. Mas isso não é tudo, pois nos últimos anos Duda Sirotsky Melzer ainda fundou a companhia e.Bricks Digital, que se dedica ao estímulo de novos negócios digitais em operação no Brasil e nos EUA.

Antes de assumir cargos de liderança, o executivo trilhou sua carreira bem-sucedida desde o momento em que obteve seu diploma em Administração pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Nos dias de hoje, além da formação citada, Duda Sirotsky Melzer possui um Mestrado em Negócios e outros diplomas a nível executivo pela instituição Harvard Business School, uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos. Nas horas livres, o empresário ainda atua como conselheiro da Bienal do Mercosul, mostra de arte contemporânea realizada na capital Porto Alegre, organizada pela Fundação Iberê Camargo e pela e.Bricks Digital.

Anos antes de entrar para a empresa de sua família, em 2004, época em que Duda Sirotsky Melzer assumiu o cargo de diretor de Mercado Nacional do Grupo RBS, o executivo iniciou sua trajetória profissional no exterior. Entre suas ocupações, ele foi analista financeiro a nível sênior da Delphi Corporation diretor-geral do conglomerado de mídia BoxTop Media.

Mais tarde, ele veio a se tornar presidente do Grupo RBS em 2012, e presidente do conselho administrativo três anos depois, em 2015. Recentemente, o executivo anexou mais uma honra ao seu currículo: o fato de ter sido selecionado entre o ranking de líderes estabelecido pelo Cambridge Institute for Family Enterprise. Organizado anualmente, esse ranking escolhe 25 nomes que pertencem à nova geração de famílias de renome no meio empresarial e que estão dando continuidade de maneira exemplar aos negócios.

Ao ser questionado sobre sua fonte de inspiração para ter construído um legado familiar tão expressivo, Duda Sirotsky Melzer costuma relembrar seu professor em Harvard, John Davis, um dos maiores consultores do mundo em negócios familiares. Inclusive, a ligação de Davis com o Grupo RBS é bastante antiga, desde 1999, quando a família Sirotsky se tornou a primeira a contratar os serviços do consultor no Brasil.

O trabalho de Davis contribuiu para o sucesso da empresa, que juntamente com a dedicação incansável de sua equipe, se estabeleceu como um dos maiores grupos de comunicação do Brasil. Com mais de 60 anos em atividade, a companhia segue sendo referência na área e um exemplo de como se manter relevante e atualizada frente a todas as mudanças que o segmento já vivenciou ao longo das últimas décadas.

Principais perguntas que cada comprador de carro faz a si mesmo

O comprador médio de carros, a fim de encontrar a opção perfeita, está considerando cada vez mais ofertas on-line e estudando modelos por conta própria, e muitos o fazem usando dispositivos móveis. Antes de visitar o salão, as pessoas conduzem suas próprias “pesquisas na web”, pensando em cada decisão.

Neste artigo, consideraremos as perguntas mais importantes que os compradores de carros modernos fazem, bem como as especificidades de encontrar respostas para eles. Estas informações e notícias são uma dádiva para qualquer marca: deve ser levada em consideração se você quiser chamar a atenção para sua oferta.

Pergunta nº 1: Qual carro é melhor? 6 em cada 10 compradores de carros vão ao mercado, não tendo decidido qual carro eles querem comprar. Muitos consultam amigos e familiares para restringir suas escolhas. Eles estão tentando encontrar em seu ambiente um amigo que seja realmente obcecado por tópicos automotivos e leia os fóruns relevantes.

Os dados mostram que durante essa “pesquisa” inicial, o comportamento do cliente depende em grande parte dos vídeos assistidos. De fato, 69% das pessoas que estudaram a questão no YouTube antes de comprar um carro dizem que o vídeo on-line influenciou sua decisão mais do que TV, jornais ou revistas.

Pergunta nº 2: Este carro é adequado para mim? Em algum momento, o comprador necessariamente pensará na adequação da compra e se perguntará: “Este carro atende às minhas necessidades, se encaixa no meu estilo de vida?” Nesta fase, ele precisa fornecer informações sobre várias nuances técnicas: a localização dos assentos, o número de airbags etc.

Nesta fase, os compradores também costumam assistir a muitos vídeos. Aqui estão os três tipos mais populares de conteúdo de vídeo: test drives de carros, análises de funções e recursos e demonstrações dos recursos de design externo e interno do modelo.

Pergunta nº 3: Posso pagar? Assim que o comprador se imagina dirigindo um determinado carro, ele quer entender se essa compra pode pagar. Nesse ponto, ele novamente se volta para o smartphone para encontrar a resposta.

Para a maioria dos compradores, o valor do carro atual não é menos importante que o preço de um carro novo. Os dados dizem que a maioria dos usuários estão interessados ​​na troca de veículos. Ao mesmo tempo, 50% das consultas de pesquisa sobre a troca são feitas a partir de dispositivos móveis.

Marketing digital: um conceito que revolucionou o mercado.

É de grande interesse de empresários investir em áreas que tragam um público cada vez maior para seus negócios, visto que o aprofundamento de estratégias e a comparação com as usadas anteriormente torna evidente que algumas ações devem ser mais observadas que outras.

O marketing digital surgiu durante esse século de estremas mudanças na vida das pessoas. O conceito dele está em viabiliza acesso a informações para diversas pessoas ao mesmo tempo, sem nem mesmo a necessidade de estar dentro de algum lugar que a forneça. A ideia é criar cada vez mais vendas, mas possui uma maneira diferente de estabelecer como essas conversões irão acontecer.

Você pode criar sua empresa com base em locais na internet que ela mais se adequa. O importante é saber que os negócios digitais são a nova imagem do mercado.

Existem diversa ferramentas que facilitam para que o empresário usufrua d todos os benefícios de usar a internet para criar e vender seus produtos.

O marketing de conteúdo é um dos principais mecanismos usados para melhorar o bem-estar do cliente, bem como o do empresário. O conteúdo postado na web deve fornecer algum valor a quem ler, o objetivo nem sempre é a venda, mas chamar atenção do máximo possível de pessoas para algo.

Sobre os moldes usados para fazer isso, existem muitos, contudo nem todo estabelecimento precisa de todos para obter sucesso. Algumas pessoas conseguem mesclar criação de conteúdo com diversas outras formas de empreender, o meio digital é uma ferramenta extraordinária para muitas ações.

Você poderia criar um aplicativo que ajudasse pessoas no seu dia-a-dia, a divulgação dele é papel do marketing digital. Saber onde mostrar vantagens e como melhorar a sua visibilidade é uma das características que profissionais possuem quando querem lançar alguma novidade no mercado.

A maioria das empresas, atualmente, se baseia em princípios do marketing digital para consolidar seu nome no mercado.

Profissionais requisitados na construção de um bom marketing digital.

A escolha de fazer marketing digital que muitas empresas tiveram tornaram inviável a organização de uma estrutura que condensasse as partes integrantes de uma empresa quando o assunto fosse a internet.

E possível dizer que existe profissionais indispensáveis é que exercem funções de extrema delicadeza para qualquer segmento do mercado.

Quando o assunto é a criação de conteúdo, dentro de uma ótica minimalista, o redator é o principal membro. Nos negócios redigir é importante para engajar seu cliente e vender. A profissionalização de pessoas com essas características é ainda pouco vista, apesar de existir muitos profissionais na área.

O redator cuida da parte escrita de qualquer conteúdo. Ele que vai fazer a chamada para que as pessoas se envolvam com um produto e, é responsável pela publicidade dos seus negócios.

O revisor de conteúdo é outra ferramenta indispensável. Muitas vezes o redator tem pressa e não consegue resolver os problemas ortográficos totalmente, ou não consegue chamar de forma realmente atrativa um certo grupo de pessoa.

Se tratando de criação do conteúdo esses são os profissionais que mais ganham destaque no mercado.

Imagine uma grande quantidade de pessoas interessadas na compra de um produto, o papel do redator é criar textos com propostas para lidar com todo tipo de pessoa em seus negócios, a escrita deve ser adequada para esse público, e como já dito, é impossível que uma empresa que utiliza o marketing digital cresça sem esse profissional.

O revisor de conteúdo cuida da parte de avaliação do que já foi criado, fazendo as possíveis alterações e, apesar de não ser muito requisitado, é muito importante que o trabalho seja bem elaborado e com comprometimento, portanto alguns locais na web que dependem desses fatores utilizam revisores.

Os negócios digitais estão ficando repleto de pessoas que buscam resolver esses tipos de problemas, o mercado frelancer de produtores de conteúdo cresce bastante a cada período.

O que fazer no fundo do funil de vendas?

Uma das etapas de maior envolvimento da equipe de vendas no processo do funil de vendas é quando o potencial cliente começa a se interessa pelo produto. Apesar de no meio do funil, de uma forma ideal, esse consumidor, está preparado para a compra ainda não é possível dizer se ele vai comprar de sua marca.

É no fundo do funil onde tudo fica mais claro. A natureza das transações que ocorrem nessa “finalização” torna possível um grande avanço nas formas de obter lucros.

Afinal, como trabalhar esse tipo de estratégia para que realmente exista a venda?

Podemos dizer que a forma como o conteúdo é enviado para as pessoas e a maneira como ele “chega”, ou seja, sua abordagem, são os pilares principais para o crescimento do número real de vendas.

A muitas empresas que utilizam o e-mail marketing. Você já deve ter ouvido falar desse recurso certo? É uma das formas mais simples de engajar um cliente na etapa do fundo de funil, na verdade nas três etapas ele pode ser significativo, contudo, em sua grande maioria, as estratégias de meio de funil e fundo predominam.

O conteúdo precisa ser mais direto, passar cada vez mais segurança para que o consumidor se sinta à vontade em comprar do seu site. Um blog por exemplo, na maioria dos casos, faz uma ligação entre artigos. Cada etapa do funil serve para levar para a seguinte a partir de um link ou indicação.

É importante que seus negócios ofereçam uma boa utilidade para o cliente. Sua marca deve aparecer o seu produto deve ser trabalhado e, caso não haja vendas, a publicidade ao menos é garantida.

É importante mensurar em todas as etapas de uma venda, mas é principalmente no final que possíveis erros se tornam mais intrigantes. Afinal depois de tanto trabalho, por que não aconteceu a venda? Existem ferramentas que fazem essas monitorações, é importante saber lidar com elas para que os processos em seus negócios sejam mais automáticos e simples de se resolver.

O meio do funil: etapa de consolidação e decisão de vendas.

A lógica do funil de vendas é muito compatível com o mercado atual. As ligações entre o empresário e o cliente tendem a cada dia a serem menos diretas.

Você não pode esquecer que o funil de vendas é dividido em três partes: O topo, etapa de maior alcance das publicações, o meio, onde ocorre a consolidação das vendas, e o fundo, o mais querido dos empresários, é onde ocorrem as vendas.

Lembre-se também que nem sempre um lead de fundo de funil irá executar vendas, as vezes será apenas um usuário transitando entre os conteúdos.

Nesse texto será abordado a estratégia de meio de funil. Nesse ponto do funil de vendas, podemos destacar um grande avanço no engajamento dos clientes. A parti desse momento sua marca deve aparecer, não apenas isso, deve gerar algum sentimento para o cliente.

Imagine que uma grande empresa precisa de ajuda para criar conteúdo para o meio do funil. Quais seriam os formatos mais agradáveis para o público? Onde a postagem deve ser feita para ajudar o processo de vendas? As redes sociais são importantes nesse processo?

O conteúdo gerado nessa etapa deve ser mais “afunilado”, deve parar de chamar atenção de tantas pessoas e focar cada vez mais na resolução do problema e na venda de um produto.

As redes sociais são uma vantagem. O conteúdo em blogs também, mas para isso pesquisas relacionadas a seu segmento do mercado deve ser feita, não apenas para saber o formato (textos, vídeos ou áudios), como também saber a forma de abordar o consumidor.

É nesse ponto que deve ser decidido em que estratégia você vai investir. Mesmo empresas que não adotam a estratégia do funil de vendas aceitam que essa é uma boa proposta para o mercado, pela lógica que traz para o consumidor e empresário.

Os negócios digitais visam atender a essa nova demanda do consumidor, com estratégias cada vez mais arbitrarias e com o objetivo de gerar lucro cada vez maior para as instituições.