A lógica do funil de vendas é muito compatível com o mercado atual. As ligações entre o empresário e o cliente tendem a cada dia a serem menos diretas.
Você não pode esquecer que o funil de vendas é dividido em três partes: O topo, etapa de maior alcance das publicações, o meio, onde ocorre a consolidação das vendas, e o fundo, o mais querido dos empresários, é onde ocorrem as vendas.
Lembre-se também que nem sempre um lead de fundo de funil irá executar vendas, as vezes será apenas um usuário transitando entre os conteúdos.
Nesse texto será abordado a estratégia de meio de funil. Nesse ponto do funil de vendas, podemos destacar um grande avanço no engajamento dos clientes. A parti desse momento sua marca deve aparecer, não apenas isso, deve gerar algum sentimento para o cliente.
Imagine que uma grande empresa precisa de ajuda para criar conteúdo para o meio do funil. Quais seriam os formatos mais agradáveis para o público? Onde a postagem deve ser feita para ajudar o processo de vendas? As redes sociais são importantes nesse processo?
O conteúdo gerado nessa etapa deve ser mais “afunilado”, deve parar de chamar atenção de tantas pessoas e focar cada vez mais na resolução do problema e na venda de um produto.
As redes sociais são uma vantagem. O conteúdo em blogs também, mas para isso pesquisas relacionadas a seu segmento do mercado deve ser feita, não apenas para saber o formato (textos, vídeos ou áudios), como também saber a forma de abordar o consumidor.
É nesse ponto que deve ser decidido em que estratégia você vai investir. Mesmo empresas que não adotam a estratégia do funil de vendas aceitam que essa é uma boa proposta para o mercado, pela lógica que traz para o consumidor e empresário.
Os negócios digitais visam atender a essa nova demanda do consumidor, com estratégias cada vez mais arbitrarias e com o objetivo de gerar lucro cada vez maior para as instituições.