Segundo os dados divulgados em meados de junho, dia 14, pelo Banco Central do Brasil (BC), a economia do país registrou uma pequena alta de 0,01% em abril. É o que aponta o chamado Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), que é considerado um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Com o avanço de abril, o IBC-Br chegou a 148,38 pontos no quarto mês do ano, na série dessazonalizada, ante os 148,36 pontos registrados em março.
Ainda conforme o que apontaram as notícias do Banco Central, o Índice de Atividade Econômica do BC cresceu 4,01% quando a comparação é feita entre abril de 2024 e abril de 2023. Já no acumulado em 12 meses, houve alta de 1,81% no indicador; enquanto no ano, o avanço é de 2,08%. No trimestre encerrado em abril, por sua vez, o IBC-Br registrou um crescimento de 0,76% em relação ao trimestre imediatamente anterior, e de 1,63% ante o mesmo trimestre do ano passado.
Sobre o BC
Segundo o que explica o portal oficial da entidade, o Banco Central (BC) “é o guardião dos valores do Brasil”.
Criado pela Lei Nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, e com autonomia estabelecida pela Lei Complementar Nº 179, de 24 de fevereiro de 2021, a instituição tem como um de seus objetivos fundamentais, manter a inflação sob controle, ao redor da meta.
“A estabilidade dos preços preserva o valor do dinheiro, mantendo o poder de compra da moeda. Para alcançar esse objetivo, o BC utiliza a política monetária, política que se refere às ações do BC que visam afetar o custo do dinheiro (taxas de juros) e a quantidade de dinheiro (condições de liquidez) na economia”, esclarece o site da entidade.
Confira outras tarefas que estão a cargo do Banco Central do Brasil.