Seu produto é competitivo, a publicidade é direcionada por pouco, a página de destino passou por centenas de testes divididos e sua conversão é tão alta que o rio flui para o departamento de vendas? Parabéns! Seu marketing é impecável.
Mas e a equipe de vendas? Todos os seus membros dão um resultado de 100% no final do trimestre? Ou uma grande parte de sua economia potencial – como uma arca do tesouro em um navio com vazamento – afunda lentamente no fundo?
Infelizmente, as estatísticas mostram que você não está sozinho. O fraco desempenho da força de vendas leva a problemas onerosos, como baixa cota média e baixo período de retorno médio. Além disso, se o gerente de vendas não estiver envolvido no processo e trabalhar ineficientemente, levará tempo (e dinheiro) para demiti-lo e encontrar um substituto.
Como resolver este problema? Crie uma equipe forte e comprometida com uma cultura de engajamento. Somente dessa maneira você reduzirá a probabilidade de perda de lucro e poderá superar os concorrentes.
O que é uma cultura de engajamento? Antes de criar uma equipe de vendas altamente eficaz, você precisa entender o que é uma cultura de engajamento. Uma cultura de engajamento é mais do que mesas de tênis no escritório, lanchonetes gratuitas ou uma caminhada conjunta de fim de semana na floresta.
O envolvimento dos funcionários é o que eles pensam e sentem sobre a empresa em que trabalham e como agem (ou seja, trabalham), com base em seus pensamentos e sentimentos.
Dica: não confunda satisfação e envolvimento. Isto não é a mesma coisa. Há uma diferença entre um funcionário satisfeito e envolvido.
Cada funcionário precisa de segurança, um senso de autoestima e consciência de suas habilidades antes de começar o trabalho:
Segurança: posso me provar sem medo de consequências negativas.
Significado: Entendo por que trabalho.
Habilidades: Sinto-me capaz de realizar o que me é confiado.
Sua tarefa mais importante como empreendedor é o envolvimento da equipe. Tudo o que é possível deve ser feito para maximizar a produtividade de cada funcionário e motivá-lo todos os dias. Seu objetivo é uma equipe de pessoas afins que o seguirão e pensarão como você.