Após repercussão do case Bettina, Empiricus lança nova campanha de reposicionamento da marca, explica sobre desenvolvimento de compliance. Entenda!
Bettina ficou conhecida em março de 2019 em um anúncio que circulou pela internet afirmando ter obtido um milhão de reais em investimentos em três anos, a partir de um aporte de mil reais e os conselhos da empresa.
O vídeo não foi bem visto pelas entidades regulatórias, em especial o Procon que aplicou multa pelo exagero. Além disso, o Conar solicitou a retirada do anúncio (e de outros mais cinco) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) divulgou uma série de orientações para a publicidade dos players de análise financeira.
Após seis meses, Bettina volta à cena em novo comercial da Empiricus, só que agora pede desculpas pelos equívocos envolvendo o primeiro anúncio. Ela diz que seu relacionamento com o público começou de forma errada, passando a mensagem distorcida de que sua evolução patrimonial aconteceu de maneira fácil ou rápida.
Segundo a copywriter, mesmo na versão curta do vídeo, deveria ter ficado claro que foram feitos outros aportes ao longo do caminho. Ela confirma que obteve sim um milhão com o investimento inicial de mil reais, porém este não foi o único responsável pela evolução do seu patrimônio e que falou isso naquela mesma em mais de uma ocasião.
Os colaboradores da Empiricus pedem sinceras desculpas. Em seguida, pedem uma segunda chance para mostrar quem realmente são. Bettina indaga o que poderia ter ocorrido se o público tivesse clicado no campo “Saiba Mais” do primeiro anúncio.
De acordo com a profissional, nem ela nem a Empiricus ganharam nada com a repercussão do anúncio, por se tratar de uma publicidade para anunciar o curso online grátis sobre investimentos. A empresa apresentou uma estratégia prática com sugestões de aplicações de forma conservadora em renda fixa e na bolsa.
Compliance referência
Mais do que o pedido de desculpas, a Empiricus acertou em desenvolver seu departamento de compliance. Trata-se do setor responsável por tornar as atividades da empresa alinhadas com a legislação vigente.
Além disso, deu passos importantes no controle e rigidez de seus processos e de suas comunicações externas, trouxe nomes ainda mais técnicos para compor sua equipe de pesquisa financeira se aproximou muito das entidades reguladoras, com destaque para a CVM (comissão de Valores Mobiliários).
Se antes o posicionamento da Empiricus era que a CVM não tinha poder para fiscalizar suas operações por se tratar de um veículo de comunicação, atualmente, a companhia atende às orientações da entidade. Uma delas foi a criação de alertas de risco em seus relatórios e peças publicitárias. Basicamente, eles informam que ganhos passados não são garantia de rendimentos futuros.
São medidas que mostram um maior comprometimento com os mais de 360 mil assinantes dos relatórios da marca, obtidos nesses mais de 10 anos de mercado.