A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou o patamar de 76,2 pontos em janeiro, segundo as notícias divulgadas pela entidade no último dia 31 do mês. De acordo com a CNC, esse se trata do maior nível desde maio de 2020 — quando o ICF alcançou 81,7 pontos.
“Apesar de ter permanecido abaixo do nível de satisfação de 100 pontos (o que acontece desde abril de 2015), com o ajuste sazonal, a série apresentou crescimento de 1,1% [em relação a dezembro de 2021], após dois meses de retração, e elevação de 3,6%, na comparação com janeiro de 2021 [quando o índice foi de 73,6 pontos]”, destacou a Confederação Nacional.
O principal destaque positivo do levantamento feito pela CNC, segundo a entidade, foi o índice Emprego Atual — um dos sete que compõem o indicador de Intenção de Consumo das Famílias — que teve aumento de 2,6% em janeiro. “Perspectiva de Consumo também mostrou expansão de 2,5%, a segunda consecutiva, além de alcançar o maior patamar desde abril de 2020 (81,0 pontos)”, acentuou a entidade. Assim como o índice Renda Atual, “que, apesar da alta inflação, atingiu o melhor nível desde junho de 2021, registrando 82,7 pontos, com crescimento de 0,5% este mês”, acrescentou.
De acordo com o que ponderou o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, José Roberto Tadros, “os números relativos à percepção do mercado de trabalho apontam que as pessoas se sentem um pouco mais seguras em relação à situação atual”. “E, apesar de ainda não representar a maior parte das famílias, a parcela que pretende aumentar seu consumo nos próximos meses alcançou o maior percentual desde abril de 2020, dando sinais favoráveis para o comércio neste início de ano”, completou Tadros.
Saiba mais na íntegra da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias publicada pela CNC.