Erasmo Carlos Battistella, um líder visionário

Erasmo Carlos Battistella é conhecido no setor de geração de energia como um líder visionário. Com uma grande preocupação com questões ambientais, Erasmo Carlos Battistella, fundou a empresa BSBIOS, especializada em produção e desenvolvimento de energias alternativas. O empresário foi um dos destaques do encontro COP26.

Erasmo Carlos Battistella explicou que, do ponto de vista dos esforços para reduzir as emissões de CO2, a demanda energética da produção de biocombustíveis é decisiva. Deste ponto de vista, o mais exigente é a produção de bioetanol, o menos exigente é a produção de óleo vegetal.

Diferentes estudos diferem significativamente em sua estimativa de intensidade energética. Diz-se que os biocombustíveis de primeira geração economizam entre 20 e 50% de energia fóssil e emissões de CO2 por quilômetro rodado. Deste ponto de vista, são importantes os biocombustíveis de segunda geração, produzidos a partir de resíduos vegetais – a partir de palha, resíduos de madeira, etc. Espera-se com grande esperança a introdução desta tecnologia na produção regular. Os biocombustíveis de segunda geração economizam até 80% das emissões de CO2 em comparação com os combustíveis fósseis.

Os biocombustíveis são uma alternativa renovável ao óleo combustível fóssil e à gasolina produzida a partir de fontes domésticas. Em comparação com os combustíveis fósseis clássicos feitos de petróleo e derivados, os biocombustíveis atuais alcançam até 90% de economia nas emissões de gases de efeito estufa.

Os biocombustíveis são muito necessários. Eles reduzem comprovadamente a produção de gases de efeito estufa e poluentes (até 90% em comparação com diesel fóssil ou gasolina). Eles ajudam principalmente na descarbonização do transporte e previnem efeitos como as mudanças climáticas. Eles são atualmente a única alternativa real e econômica aos combustíveis fósseis no transporte. Sem eles, não conseguiremos um ar mais limpo. Portanto, é evidente a necessidade de investir nesta solução que fornece benefícios valiosos ao planeta.