O que você sabe sobre a atenção do cliente?

O mundo vive há muito tempo com transtorno de déficit de atenção. Centenas de gatilhos estão lutando simultaneamente por atenção, e apenas alguns conseguem. As pessoas estão se tornando cada vez mais distraídas. Antes de vender um produto, primeiro você precisa atrair a atenção do cliente.

Por que a atenção do cliente está espalhada online? O paradoxo da escolha – compradores e clientes em potencial nunca enfrentaram uma seleção tão ampla de soluções. Uma pessoa está em constante estado de análise e comparação. Uma ampla seleção envolve dois riscos:

O cliente não poderá selecionar a opção desejada e sairá;

O cliente não inclui uma solução realmente adequada na comparação, escolhe a solução errada. Como resultado, expectativas injustificadas e decepção.

Atenção desfocada – o usuário está constantemente em contato. Sua atenção é distribuída entre gadgets, pessoas ao redor do mundo. A síndrome da atenção parcial constante se desenvolve quando uma pessoa segue o canto do olho.

Spam de publicidade – hoje, esse termo é a melhor descrição possível do que está acontecendo na publicidade online e offline. Anúncios em qualquer lugar: em aplicativos para celular, navegadores e até nos próprios gadgets. A publicidade está ocupada em todas as telas de pixel gratuitas. Em todos os lugares, as pessoas são incentivadas a aproveitar a última chance, comprar, tentar, mudar suas vidas para melhor. Essa abordagem desenvolveu imunidade à publicidade na mente. Simplesmente não aceitamos anúncios.

Tecnologia moderna – é incrível o que os gadgets modernos podem fazer. O smartphone tem aplicativos para tudo: para fazer compras, rastrear atividades e saúde, finanças, comunicação, observação, treinamento, notícias, entretenimento. Os gadgets estão cada vez mais absorvendo nossa atenção.

75% dos usuários verificam o celular nos primeiros 15 minutos após acordarem.

Sobrecarga de informações – todos os dias o cérebro processa gigabytes de informações. Em um fluxo contínuo de informações, uma pessoa não é mais capaz de filtrar o desperdício de informações valiosas e importantes.

Disparadores que distraem – estamos constantemente distraídos com algo: uma mensagem no telefone, escrita, redes sociais, mensagens instantâneas quebram a atenção do usuário, dispersam e embotam a percepção. A atenção do usuário tornou-se um dos recursos mais valiosos da economia da informação. Quem entende e leva isso em consideração no marketing e no UX vencerá a batalha